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Áudio & Música

“Mixagens ao vivo”

Uma típica Apresentação “ao vivo”


Existem inúmeras configurações possíveis de show ao vivo, sendo literalmente    impossível descrevê-las todas um único artigo.
Assim tomaremos como exemplo uma formação típica de banda.

Microfones

Os microfones usados ao vivo na maior parte são dinâmicos e cardióides.
Esses microfones são resistentes e inteligíveis e sua direcionalidade ajuda a    evitar vazamentos e, microfonias.
Podem ser usados amplamente, deste na bateria até nas vozes.
De outro lado, os microfones a condensador, com sua maior sensibilidade as freqüências altas, são soluções viáveis para over all de baterias ou para captação de instrumentos acústicos sutis.

Cabos de Conexões

Conexão é capeamentos balanceados são sempre as melhores opções, pois são menos propensos a ruídos e a captação de interferências.
Use sempre cabos de boas marcas. Multicabos coloridos e medusas ajudar muito na organização geral dos cabos.
Se for necessário cruzar cabos de força com os de áudio, procure manter um ângulo de 90° entre eles, assim minimizando a possibilidade (Hum). Não use cabos de “insert” (desbalanceados) maiores que dois metros.
Se o console (mesa) tiver uma fonte externa, mantenha-a o mais longe possível.
Procure não compartilhar a mesma fase (elétrica) com os aparelhos de iluminação.
Se utilizar microfones sem fio.Posicione o receive (antenas) perto do palco e use cabos balanceados para levar o sinal até o controle, com isso estaremos diminuindo a possibilidade de diversas interferências.

Conectando Efeitos

Unidades de efeito (reverbs, delays, chorus, pitch etc...).Devem ser conectados nos auxiliadores ou nos inserts do controle.
Quando usamos os auxiliares, o sinal direto (seco) deve ser eliminado no efeito de forma que somente o som molhado volte para o canal dos auxiliares de entrada.
A dosagem certa de efeitos na mixagem será então conseguida por meio da soma do sinal direto com o do auxiliar.
Se o efeito estiver funcionando no insert, o procedimento será diferente.
A dosagem do processamento deverá ser ajustada na próxima unidade de efeito.
Ele está recebendo (em série) todo o sinal do canal.
Cuidado com o excesso de reverbs por isso pode arruinar a inteligibilidade de sua mixagem.
Não use reverbs em instrumentos de freqüência graves como baixos bumbos e tom-tons.
Sempre deixe algum headroom disponíveis, para o caso de precisar de um ganho, de (volume).a mais no P.A durante a apresentação altos volumes de baixos e bumbos P.A.S de pequeno porte podem facilmente levar a saturação do sistema e distorcer todos os instrumentos ,use os graves com cuidado.

Ajudando a Mixagem

Veremos o passo-a-passo para ajudar uma mixagem “ao vivo” .
Abaixe o volume dos amplificadores de potência antes de ligar os demais equipamentos.
Isso evitará danos nos auto-falantes decorrentes dos transientes gerados quando ligamos aparelhos eletrônicos.
Zere todos os equalizadores do console e otimize o ganho pré-amplificadores, usando o botão PFL (solo pré-fader) da seguinte maneira:
Acione o botão PFL(solo pré-fader) da seguinte maneira.
Ajuste o ganho do botão (botão gain control) até que o mostrador peak mester da sessão máster cheque a faixa amarela (3 a 6 na escala),sendo a execução a mais próxima possível da performance do show.
Solte o botão de PFL/solo:
Repita a mesma operação para todos os canais que serão utilizados.
Se houver problemas com ruídos de fundo de baixa freqüência, use filtro passa altas em todos os microfones, com exceção daquele em que as baixas freqüências são essenciais como bumbos e baixo.
Estabeleça o volume máximo de trabalho para o microfone do cantor e use um volume um pouco baixo deste para garantir margem de segurança.
Ajuste os microfones dos “backings Vocals” e verifique se ocorre microfonias com estes microfones também abertos.
Se houver microfonias, abaixe o volume máster do console até que ela cesse.
Suba os microfones dos instrumentos e dos sinais de linha, tendo sempre como referência o volume dos vocais.
 Teste todas as unidades de efeitos conectada ao sistema e mixe o sinal direto com o processador até atingir o resultado desejado.
 Silencie (mute) os microfones que serão usados ao longo da apresentação.
 Se o problema de microfonia estiver crônico, considere afastar os microfones das caixas do P. A e “amortecer” paredes reflexivas próximas aos microfones.
  Evite dar muito ganho de equalização considere atenuar freqüências indesejáveis ao invés de dar ganho em outras.
 O retorno também pode aumentar muito a ocorrência de microfonias.
 Ajuste o volume para ser confortável para os músicos executantes, mas sem excessos evite apontar os auto-falantes de retorno diretamente para os microfones do vocalista, e se possível use em equalizador gráfico por via de monitor.
 Lembre-se: o público influencia muito no som. A mixagem ideal em um lugar vazio deve sempre ser ajustado quando o público chegar.Além da presença física das pessoas no ambiente o som será afetado pelas mudanças de temperatura e umidade do ar.
 Antes da passagem de som, use técnica descrita abaixo (Minimizando Deficiências Acústicas).
 Para melhorar a resposta do sistema de acordo com a resposta do sistema de acordo com a acústica do local.

Minimizando Deficiências Acústicas

 Ambiente acústico perfeito não existe. Para melhorar o som do ambiente em que o P. A estiver estalado, use equalizador gráfico estéreo insertado nas saídas principais (MAIN OUT –L&R) do console (mandada para amplificadores de potência).
 A utilização do procedimento a baixo:
 1º Após conectar todos os microfones e posicioná-los, inicie com o equalizador FLAT.
 2º Aumente o volume dos amplificadores de potência até que comece a aparecer microfonias.Após, abaixe ligeiramente o volume.
 3° No equalizador do canal esquerdo,começando pela primeira banda (a mais grave), suba o ganho até o máximo volume; se não houver microfonia; então aquela freqüência não será problemática no ambiente.
Volte então com o botão para a posição (FLAT), sem dar ganho nem atenuação.Caso ocorra microfonia, reduza o volume da freqüência proporcionalmente.
 4º Repita o procedimento para todas as freqüências do equalizador gráfico e para ambos os canais (L&R)

Dicas Gerais

 Posicione o console de maneira a ouvir o show da mesma posição que o publico.
 Certifique-se de você terá uma nítida visão de todo o palco.
 Não posicione o microfone do vocalista de frente para a bateria ou para o(s) amplificador(es) da guitarra.
Certifique-se que os alto-falantes não estejam obstruídos pela audiência e que a maior parte do som esteja atingindo o público (e não o palco)
 Mantenha o vocal no centro da mixagem. Procure manter os amplificadores dos instrumentos não muitos altos.
 Deixe os microfones e os consoles fazerem seu trabalho.
 Controle os graves. Você conseguira uma impressão subjetiva sem distorção.

 

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