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Montando seu Estúdio Digital


. Definição da configuração ideal

Antes de tudo, é preciso saber o que você pretende fazer em seu estúdio, para podermos definir os componentes necessários para a realização de seus objetivos. Veja em que caso você se enquadra:

1.1. Produção e pré-produção musical

É a intenção da maioria das pessoas. Nesse tipo de estúdio você poderá compor e fazer arranjos, usando tanto instrumentos eletrônicos MIDI quanto instrumentos acústicos, sendo que os arranjos de base (bateria, baixo, piano, cordas, etc) serão realizados em MIDI, com timbres de sintetizadores, e os vocais e instrumentos acústicos menos sintetizáveis (ex: violão, sax, guitarra) poderão ser gravados em pistas de áudio. Com essa configuração você terá condições de gravar e depois finalizar todo o trabalho num CD, que poderá ser usado como amostra (demo) ou, dependendo dos equipamentos escolhidos, poderá até mesmo produzir um material com qualidade suficiente para distribuição final.

1.1. Produção e pré-produção musical - configuração mínima sugerida

" Computador PC: Intel Pentium III ou AMD Athlon de 900 MHz, com 256 MB de memória, disco rígido de 30 GB, gravador de CD e monitor de vídeo de 17". Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis.
" Placa de áudio: O ideal é ter uma placa profissional com pelo menos 2 entradas e 2 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. É importante que a placa possua os drivers adequados às aplicações que você pretende fazer, sobretudo o novo Drive WDM (que lhe permitirá trabalhar com baixa "latência" e sintetizadores virtuais DXi no software SONAR), ou driver GSIF para o software Gigasampler, se esse for o seu escolhido.

Nossa sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que possui 2 entradas e 2 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), e também interface MIDI In/Out. Ela possui drivers para praticamente todas as necessidades, incluindo WDM, GSIF, ASIO, etc.
" Interface MIDI: Se você pretende usar teclados e módulos sintetizadores, será necessário ter uma interface MIDI que permita a conexão deles ao computador. Se a sua escolha para placa de áudio foi a Audiophile, ela lhe atenderá também como interface MIDI, desde que uma entrada MIDI In e uma saída MIDI Out atendam às suas necessidades.

Caso haja necessidade de uma interface MIDI separada, sugerimos a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é instalada externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
" Software: Você precisará de um software que permita fazer as gravações de MIDI e de áudio, em múltiplas trilhas, assim como editar esse material e prepará-lo para a finalização em stereo em CD.

Nossa sugestão é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio, com inúmeros recursos de edição e processamento. Ele já vem com sintetizadores virtuais, que você poderá usar para executar as trilhas de MIDI, e vários plug-ins de efeitos que podem ser usados nas trilhas de áudio. Permite trabalhar com loops de áudio (aceita loops do software Acid) e funciona bem com a maioria das placas de áudio existentes no mercado.
" Mixer: Para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário uma mesa de mixagem, com um número de canais suficiente para receber todos os instrumentos e microfones, e também permitir as conexões essenciais com a placa de áudio e o sistema de monitoração.

A opção que sugerimos é a Behringer MX1604, que atende bem à maioria dos casos. Essa mesa possui 12 entradas de áudio, sendo 4 mono para microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e outros recursos de bastante utilidade.
Microfones: Para gravar os vocais será necessário um microfone cuja resposta seja adequada à captação de voz. Em estúdios, geralmente são usados microfones do tipo condenser, que têm uma ótima sensibilidade e uma resposta adequada à faixa de freqüências da voz. Eles geralmente também são bons com violão acústico.

Microfones - características

O microfone é, sem dúvida, uma das peças essenciais de um estúdio ou de um sistema de sonorização. Escolher um microfone não é uma tarefa fácil, pois além das características técnicas, há uma enorme variedade de fabricantes e modelos, com preços diferentes. Este texto tem por objetivo dar informações elementares. Para mais detalhes sobre o assunto, recomendamos as publicações citadas comoe referência.

No que se refere à transdução do sinal sonoro acústico para sinal elétrico, os microfones podem ser classificados, basicamente, em dois tipos: dinâmico e capacitivo.

O microfone dinâmico consiste de um diafragma fino acoplado a uma bobina móvel dentro de um campo magnético. Quando o som atinge o diafragma, este move-se para dentro e para fora, e este movimento da bobina dentro de um campo magnético produz uma variação de corrente na bobina (e conseqüentemente uma variação de tensão em seus terminais) análoga à variação da pressão atuando no diafragma.

 

Os microfones dinâmicos em geral possuem pouca sensibilidade, mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica, e por isso são preferidos para uso ao vivo.

São exemplos de microfones dinâmicos: Shure SM57, Shure SM58, AKG D880, AKG D3700, Samson Q2, etc.

O microfone capacitivo, também conhecido como microfone "condenser", usa o princípio de um capacitor variável, consistindo de um diafragma montado bem próximo a uma placa fixa. Uma carga elétrica polarizada fixa é mantida entre a placa e o diafragma e, conforme este se move com a pressão sonora, a voltagem entre a placa e o diafragma varia analogamente. Atualmente, a carga polarizada usada na maioria dos microfones condenser é implementada com um "eletreto" pré-polarizado, uma camada carregada permanentemente na placa ou na parte posterior do próprio diafragma. A polarização por meios externos normalmente é usada somente nos microfones de estúdio de mais alta qualidade.

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Os microfones capacitivos possuem alta sensibilidade e menor saturação do sinal. Sua utilização, entretanto, requer alimentação elétrica, através de bateria interna ou "phantom power".

São exemplos de microfones capacitivos: Shure PG81, AKG C1000S, AKG C3000B, Samson Q1, etc.


Quanto à forma de captação, os microfones podem ser omnidirecionais, ou direcionais.

Os microfones omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções. A maioria dos microfones "de lapela", usados por locutores, são omnidirecionais.

Os microfones direcionais do tipo "cardióide" podem captar com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, rejeitando o som vindo por trás. Assim, seu diagrama de captação se assemelha a um coração, e por isso o nome "cardióide". Eles são muito usados em aplicações ao vivo, onde se deseja captar a voz do cantor mas não o som do monitor que está à sua frente, por exemplo.

Os microfones direcionais do tipo "hiper-cardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente, e com muito menos intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás. Eles são mais usados em aplicações ao vivo, onde os monitores estão nas laterais à frente do cantor, por exemplo.

Se você pretende gravar o som da guitarra elétrica, o melhor é não gravar plugando-a diretamente à mesa de mixagem ,mas sim microfonando o amplificador da guitarra. Para isso, será necessário um microfone mais específico. A mesma consideração deve ser feita caso você também queira gravar instrumentos de sopro ou de percussão.

Os microfones que sugerimos são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais e violão acústico, o Shure SM57 para guitarra e percussão, e o Samson Q2 também para instrumentos.

Para melhorar a captação da voz, aconselhamos um dispositivo com tela especial para reduzir o sopro da voz, como o Sabra Pop Filter.
" Monitoração: Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema de monitoração com resposta "plana", que não interfira na resposta de freqüências do áudio original. A esse tipo de sistema dá-se o nome de "monitores de referência".

Se você optar por uma configuração contendo um e duas caixas acústicas, é importante que todos tenham alta qualidade, caso contrário o resultado como um todo será comprometido. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1.

Há uma tendência para o uso de, isto é, caixas acústicas contendo seus próprios amplificadores dentro dela. Isso elimina as eventuais deficiências no acoplamento entre o amplificador e as caixas, produzindo assim uma qualidade sonora garantidamente superior. Nesse caso nossa sugestão são os monitores bi-amplificados Yamaha MSP-5, que contêm, cada uma, amplificadores separados para graves e para agudos.

Se você for gravar vocais ou instrumentos acústicos, terá que ouvir uma base já gravada, que lhe servirá de guia enquanto canta (ou toca). Nesse caso, você terá que ouvir a guia através de fones de ouvido (headphones), para que a base não "vaze" para o microfone. Esses headphones deverão ter não só boa qualidade, mas principalmente deverão ser "selados", para não haver vazamento do som. Os modelos que indicamos para isso são os AKG K-55.
" Acessórios: Além dos equipamentos mencionados acima, eventualmente serão necessários alguns acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos.

1.2. Gravação de voz e instrumentos

Se você pretende montar um pequeno estúdio mas deseja gravar dois ou mais músicos tocando juntos, ou então uma bateria acústica captada por microfones, então precisará de uma configuração mais complexa do que aquela que indicamos anteriormente. Nesse caso, você terá que ter a possibilidade de gravar mais do que dois canais de áudio simultâneos, além de poder prover monitoração da base (guia) para duas ou mais pessoas.

1.2. Gravação de voz e instrumentos - configuração mínima sugerida
Computador PC: Intel Pentium 4 ou AMD Athlon de 1.2 MHz, com 512 MB de memória, disco rígido de 60 GB (preferencialmente de 7200 rpm), gravador de CD e monitor de vídeo de 17". Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis.
" Placa de áudio: Será preciso uma placa profissional com pelo menos 4 entradas e 4 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. Valem também as mesmas recomendações sobre drivers já feitas anteriormente. Nossa sugestão aqui é a placa Midiman Delta-44, que possui 4 entradas e 4 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz e também oferece drivers para todas as necessidades.

Havendo necessidade de mais entradas e saídas, a indicação seria então a Echo Layla-24, que é composta de uma placa e um rack de conexões, com 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF e ainda MIDI In/Out e conexão de áudio digital para ADAT (8 canais). Esta placa também dispõe de drivers para todos os sistemas operacionais. Uma alternativa mais econômica com 8 entradas e 8 saídas é a Midiman Delta-1010LT, que não contém rack de conexões, mas possui 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF (RCA) MIDI In, MIDI Out, etc.
" Interface MIDI: Certamente você precisará também de uma interface MIDI, para conectar teclados e outros equipamentos MIDI ao computador. Sugerimos a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é instalada externa ao computador, conectando-se a ele pela Porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
" Software: Você precisará de um software de gravação de áudio em múltiplas trilhas, nossa sugestão é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio. Caso você só queira trabalhar com áudio (sem MIDI), outra opção é o Vegas Pro.
" Mixer: No caso de um estúdio de gravação, para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário umaMesa de mixagem, com um número maior de canais, de forma a permitir conectar todos os instrumentos e microfones, e também a placa de áudio e o sistema de monitoração.

A opção neste caso é a Behringer MX2004A, que possui 16 entradas de áudio, sendo 8 mono para instrumento ou microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem ajustes de equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e quatro canais de saída. Além disso, este mixer possui 8 conexões de Insert, apropriadas para ligar diretamente os canais mono às 8 entradas e 8 saídas de uma placa multicanais como a Layla-24.
" Microfones: Para se gravar os vocais será necessário um ou mais microfones específicos com resposta adequada para isso, e também microfones para se gravar o guitarra elétrica, sopros, bateria e instrumentos de percussão.

Os microfones que sugerimos são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais, o Shure SM57 e o Samson Q2 para instrumentos, e ainda o Samson Q3 para percussão (surdo, bumbo) e o Shure BG-4.1 para violão acústico. Para eliminar o ruído de sopro da voz, sugerimos o Sabra Pop Filter.
" Monitoração: Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema com "monitores de referência". Nesse caso a melhor opção é usar monitores amplificados, e nossa sugestão é o Yamaha MSP-5.

Para que os músicos possam gravar ouvindo a base, será necessário um sistema de monitoração por fones de ouvido (headphones), que deverão ser "selados", para não haver vazamento do som, e ter uma boa qualidade de som. Nossa sugestão é também o AKG K-55.

Para ter um sistema de monitoração com até 12 headphones, indicamos o amplificador Behringer Powerplay Pro, que permite ajustar o volume individual de cada headphone.
" Acessórios: Além dos equipamentos mencionados acima, serão necessários vários acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos.

1.3. Transferência de LP para CD

Muitas pessoas estão aproveitando os recursos de áudio digital no computador para transferir para CD as gravações antigas de LPs de vinil. Para isso, é necessário ter uma placa de áudio de qualidade, que não comprometa o resultado final do trabalho.

1.3. Transferência de LP para CD - configuração mínima sugerida

Computador PC: Intel Pentium III ou AMD Athlon de 900 MHz, com 256 MB de memória, disco rígido de 30 GB e gravador de CD. Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis.

Placa de áudio: Embora a operação seja simples - gravação stereo - o ideal é ter uma placa com qualidade profissional. Novamente, nossa sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que entrada e saída stereo com resolução de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), que serão úteis se você for usar um gravador de CD externo. Ela possui drivers para todos os Windows.

Software: Você precisará de um software de gravação e edição de áudio, e nossa sugestão é o Sound Forge, que permite gravar em stereo e efetuar diversos tipos de edição, inclusive redução de ruído e chiados característicos de LPs antigos.

Mixer: Para a gravação de LPs para CD você precisará de um mixer que tenha entrada "Phono" (para toca-discos), e a sugestão é o mixer Behringer VMX100, específico para Djs.

Monitoração: Para que você possa ouvir o material que está sendo gravado e processado, será necessário um sistema de boa qualidade. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1, e opcionalmente um bom headphone, como o AKG K55.

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